Muita gente associa velhice a perdas e falta de cuidado. Porém, essa fase da vida envolve novos aprendizados, desde a prática de atividades físicas, viagens e uma boa rotina de sono e de skin care.
A ideia não é negar ou evitar o envelhecimento, mas como vivê-lo com plenitude. Confira a seguir como manter a saúde da sua pele nessa fase e o que não pode faltar na sua rotina de skin care.
Limpeza diária
Higienizar a pele corretamente é um cuidado básico da rotina de skincare, inclusive para peles maduras. Sem esse cuidado, a pele fica mais vulnerável à ação de radicais livres — moléculas instáveis que deixam a pele mais oleosa e danificada.
Por isso, é fundamental caprichar na higienização da pele. Ter produtos adequados para isso (como água micelar misturada a gel facial). O melhor é higienizar a pele em dois momentos do dia: ao acordar e ao retornar do trabalho (para remover resíduos de poluição acumulados ao longo do dia).
Protetor solar e skin care
Outro cuidado básico em skin care é aplicar protetor solar diariamente. Isso vale para qualquer momento da vida, incluindo a velhice. Associado ao protetor, é importante evitar exposição excessiva ao sol (que ocorre entre 10h e 16h) e manter o protetor solar mesmo em dias com mormaço ou nublado.
O melhor é aplicar protetores solar com fórmulas enriquecidas com ativos que protegem e hidratam a pele. Alguns exemplos de ativos são ácido hialurônico e niacinamida.
Reposição de colágeno
A reposição de colágeno é uma estratégia cada vez mais popular entre as práticas de skin care. Na velhice, há a redução de ácido hialurônico, colágeno e elastina. Essas proteínas garantem a firmeza e sustentação da pele.
Por isso, a reposição de colágeno é importante. Isso é feito a partir de peptídeos bioativos de colágeno — o tipo mais presente na pele, unhas e cabelos. Além disso, é importante aplicar produtos como séruns (capazes de dar aspecto uniforme para a pele) e ácidos (para garantir a hidratação e a elasticidade dela).
Foto: J Maas/peopleimages.com