É difícil encontrar crianças que não gostem de se divertir na praia. Porém, esse tipo de passeio requer atenção dobrada de adultos para que elas não se percam. A cada ano, bombeiros realizam campanhas para evitar esse tipo de situação. Mas esse tipo de incidência ainda é comum. Por isso, confira algumas dicas para não perder crianças na praia e curtir a viagem sem sobressaltos!
Ponto de encontro
O primeiro passo é combinar com a criança algum ponto de encontro quando estiverem chegando na praia. Busque um lugar seguro, bem iluminado e de preferência perto de postos policiais ou posto de salva vidas.
O melhor é que este ponto de encontro seja bem chamativo, para facilitar a identificação pela criança. Se houver alguma atividade acontecendo na praia, como jogos de vôlei ou atividades infantis, indique à criança para permanecer em pontos coloridos.
Pulseiras
Outra dica simples e eficaz, amplamente indicada pelos bombeiros, é colocar pulseiras de identificação nas crianças. Esses acessórios devem conter o nome dela, bem como o nome e o número de telefone do adulto responsável por ela.
Isso agiliza muito a identificação da criança. É preciso orientá-la a falar para o adulto que a encontrá-la perdida ler as informações que estão na pulseira. É fácil pegar uma dessas pulseiras gratuitamente: basta ir a um posto de bombeiros.
Acompanhe a criança
A dica de ouro para não perder crianças é: não as deixe sozinhas por muito tempo na praia. Sempre que ela desejar ir ao mar, é essencial que um adulto a acompanhe. Ao entrar no mar sozinha, basta um minuto para que ela alcance regiões mais fundas e esteja em risco de afogamento.
É melhor que os adultos se revezem para acompanhar a criança no mar. Também é preciso atenção enquanto ela permanece na areia, para que ela não vá para muito longe e acabe se perdendo ao seguir um carrinho de sorvete ou ao brincar com outra criança. Por fim, oriente a criança a não acompanhar adultos estranhos caso ela se perca e buscar a ajuda de bombeiros para reencontrar seus responsáveis.