O Museu Pelé, em Santos, no litoral sul de São Paulo, vai receber o evento ‘Tarrafa Literária recebe Palavras de Fogo’, que vai promover um encontro literário entre Brasil e Portugal, contando com a participação de escritores dos dois países.
A partir das 14 horas, a abertura acontece na sexta-feira (14) e será realizada por duas personalidades. Ana Filomena Amaral, que virá de Portugal e será curadora do Festival Internacional do Interior Palavras de Fogo. E José Luiz Tahan, produtor da Tarrafa Literária. A entrada para este festival é gratuita e o Museu Pelé se localiza no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, no bairro do Valongo.
Programação
Como parte da programação, haverá às 14h30 o debate ‘A literatura como expressão máxima de dois povos irmãos’. Vão participar da conversa os escritores Casimiro Simões (que vem de Portugal), além de Zezé Pina, José Santos e Vanessa Ratton.
Às 15h30, deve ocorrer o intervalo. Neste momento, os escritores vão autografar e vender suas obras no foyer do auditório. Além disso, neste momento haverá a exibição de produções audiovisuais sobre os festivais literários.
Às 16h, haverá outro tema cujo tema é escrever e editar, que terá a participação dos autores Manoel Herzog, Carlos Seabra e Selma Maria. A conversa será moderada por Ana Filomena Amaral.
Com o encerramento deste segundo debate, todos os participantes serão convidados para visitar a Livraria Realejo, localizada na Avenida Marechal Deodoro, 2, no bairro do Gonzaga – próximo ao canal 2. Este festival é uma iniciativa que contempla um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Museu Pelé
Este museu é instalado nos antigos e reconstruídos Casarões do Valongo (reconstruídos) e apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, considerado o Rei do Futebol.
Neste museu, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus deste atleta. Além disso, os visitantes também podem acompanhar filmes, áudios, textos e fotos sobre a história de vida do Pelé.