Pesquisar
Close this search box.

Perdas nas lavouras capixabas motivam produtoras a criar agroindústria

A seca que assola as lavouras do Espírito Santos fez com que nove produtoras rurais de um município do Noroeste do estado criassem uma agroindústria há alguns anos para obter renda. O município é São Roque do Canaã, famoso por produzir as famosas goiabadas cremosa e cascão, além de biscoitos caseiros.

Criada entre 2014 e 2015, essa associação surgiu no momento em que a pior seca dos últimos 40 anos era registrada. Mensalmente, são produzidas cerca de 1.200 barras de goiabada  (ou 300 por semana, em média), além de biscoitos e palitinhos.

Mulheres na produção

O mais comum até então era as mulheres ajudarem os maridos na lavoura. Porém, a seca extrema as fizeram repensar o seu papel para não só aproveitar a lavoura, mas também comercializar a massa que preparavam na produção dos biscoitos.

Até agora, as mulheres dessa agroindústria trabalham em um espaço concedido, mas planejam mudar para um local maior que lhes permita aumentar a produção. A expectativa é que os novos equipamentos comprados com recursos do governo estadual as permita fazer isso.

Embora café e pecuária sejam a base agrícola do Espírito Santo, este estado também produz produtos agrícolas como batata doce, feijão, cana-de-açúcar, mandioca, melancia, soja e milho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma novidade que tem ganhado espaço na produção capixaba é o lúpulo, ingrediente essencial na fabricação de cerveja e responsável por conferir aroma e sabor à bebida. Isso se deve à expansão do mercado de cervejas artesanais.

A expectativa é que a primeira colheita renda 100 kg de lúpulo e a planta tende a florescer três vezes em todas as estações do ano. Isso é uma exceção no mundo e tem chamado a atenção de vários produtores internacionais.

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.

Notícias e Informações Business e Corporativas!

Menu

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter!