Obra tem previsão de conclusão de quatro meses
O governo do Estado de São Paulo, por meio da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), deu início à construção de passarela, flutuante e também da cobertura do terminal de passageiros da Travessia Cananeia/Ariri, na parte pertencente a Ariri, que é distrito de Cananeia, que fica no extremo Sul do litoral paulista.
Com vistas à melhoria da qualidade tanto no atendimento quanto na mobilidade e também no turismo da região, o governo irá investir R$ 4 milhões na obra, que tem previsão de conclusão de quatro meses. São aproximadamente 90 pedestres, o que inclui ciclistas, que se utilizam das embarcações na Travessia Cananéia/Ariri diariamente, o que dá média de 600 mensalmente.
Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021, em Cananéia vivem aproximadamente 12,5 mil habitantes, e, em Ariri, 650. São 37,6 quilômetros de percurso, o que dá cerca de três horas e meia de duração de um lado a outro. Não é possível embarcar em veículos nem em motos.
Todo o processo está sendo feito em um estaleiro na cidade do Guarujá porque as obras precisam ser realizadas em local seco. Assim que concluída, retorna para a água. Empresa responsável pela operação deve fazer o traslado e, depois, a instalação do flutuante metálico na plataforma de Ariri.
A Travessia Cananéia/Ariri é instrumento essencial para a integração com municípios vizinhos, casos de Ilha Comprida, Ilha do Cardoso, o próprio Ariri e também com o continente. É, ainda, o responsável pelo deslocamento dos ribeirinhos de Pontal e Marujá.Tombada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como patrimônio natural da humanidade, a região é bastante utilizada pelos amantes do turismo ecológico devidos às suas trilhas, cachoeiras e passeios de barco.