Pesquisar
Close this search box.

3 dicas para aumentar a imunidade

O organismo humano é complexo e capaz de se proteger contra agentes externos como vírus, bactérias e outros microrganismos que prejudicam a saúde. E o responsável por isso é o sistema imunológico. Na pandemia, muito se falou sobre aumentar a imunidade. Confira a seguir algumas dicas para aumentar a sua imunidade e manter a sua saúde de forma duradoura e sustentável!

Alimentação para aumentar a imunidade

A alimentação é um dos fatores mais relevantes no que se refere à saúde física e mental. A recomendação para aumentar a imunidade é simples: priorizar alimentos naturais e evitar (ou pelo reduzir ao máximo) a ingestão de alimentos processados (tais como embutidos, salgadinhos, sucos artificiais, bolachas recheadas, refrigerantes, etc.).

Além de apresentarem mais nutrientes, alimentos naturais possuem ação anti-inflamatória e antioxidante  (processo fundamental para retardar o envelhecimento celular). Os principais alimentos para fortalecer a sua imunidade são frutas cítricas (como laranja, mexerica, abacaxi, tangerina),além de legumes, cereais e leguminosas, castanhas e frutos do mar.

Outro nutriente importante para a imunidade é a vitamina D. É essencial tomar um pouco de sol todos os dias para produzi-la, já que ela é a única vitamina não conseguida a partir da alimentação. Para não prejudicar a pele, o melhor é tomar sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas.

A fim de ter uma alimentação mais saudável, é preciso se organizar com tempo e deixar um período da semana para preparar as suas refeições. Para isso, que tal reduzir o tempo gasto em redes sociais ou plataformas streaming

Mudar hábitos é desafiador e exige disciplina para a mudança ser mantida com o tempo. Cozinhar não só melhora a alimentação mas também reduz os gastos em restaurantes e aplicativos. Por fim, lembre-se da hidratação, em torno de dois litros de água por dia.

Exercícios físicos e sono

Ter uma vida ativa, abandonar o sedentarismo e ter uma boa rotina de sono é outro modo de fortalecer o sistema imunológico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 150 e 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos e de 60 minutos por dia para o público infanto-juvenil.

Além de incentivar a produção de anticorpos no organismo, atividades físicas regularmente reduzem o estresse e estimulam a produção de endorfina (que produz a sensação de bem-estar).

Uma última dica é: ter cuidados na hora de consumir informações e procurar fontes e profissionais confiáveis, com dicas respaldadas pela ciência. Informações falsas podem prejudicar a saúde ou incentivar as pessoas a aderir práticas ineficazes.

Foto: Pixabay

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.

Notícias e Informações Business e Corporativas!

Menu

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter!