Pesquisar
Close this search box.

Praias rasas X praias de tombo: quais as diferenças?

As praias são um dos lugares favoritos de muitas pessoas. Sendo ótima para relaxar e praticar atividades variadas, ela é um lugar capaz de agradar a todos os gostos.

Quem adora curtir esse tipo de lugar sabe que existem diversos elementos importantes: a cor da areia, o nível de limpeza da água, a presente ou não de vegetação e pedras, etc. Outra diferença se refere ao tipo de praia – rasa ou de tombo. Você sabe a diferença entre elas? Confira todos os detalhes a seguir!

Diferenças

Embora recebam este nome, as praias rasas não são exatamente rasas. Sendo o tipo de praia mais comum do Brasil a praia rasa tem este nome pois o seu mar ganha maior profundidade à medida que os visitantes entram nelas. 

Nesse sentido, as ondas quebram mais ao fundo e os canais são identificados facilmente. Além disso, esta praia possui uma grande faixa de areia escura, firme e fina. Isso a torna estratégica para a prática de atividades como futebol e futevôlei.

Já as praias de tombo apresentam areia mais clara e fofa. Por isso, é mais difícil praticar atividades físicas nela. Essa praia também poupa os visitantes de caminhar muito para chegar a uma parte mais profunda do mar. Portanto, é preciso mais cuidado nesse tipo de praia, especialmente quem vai a ela com crianças. Vale pontuar que existem praias intermediárias, que misturam características de praias de tombo e de praias rasas.

No Brasil, um município litorâneo que possui os dois tipos de praia é o Guarujá,  localizado na Baixada Santista, no sul do estado de São Paulo. Quem gosta de praias com mar mais fundo e agitado, pode visitar a Praia do Tombo. Já os turistas que curtem praias mais calmas, podem ir à Guaiúba, cuja orla é arborizada.

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.

Notícias e Informações Business e Corporativas!

Menu

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter!